LIVRO DE ARTISTA / MEMORIAR (POR M2)

Memoriar(por M2)

 

Permeada pela memória, minha produção, predominantemente em fotografia, aborda a memória coletiva através da passagem do tempo usando como referências alterações urbanas. Neste momento, direciono minha pesquisa para a memória pessoal descobrindo e reconstruindo relações familiares, principalmente entre as mulheres.

 

Sendo de uma família tradicional, dita patriarcal, percebo nesse processo, a potencia e presença das mulheres nas diversas gerações, percepção esta que provoca desestabilização e questionamentos relacionados à minha identidade.

O processo para o desenvolvimento de Memoriar (por M2) acontece através da apropriação de fotos antigas da família, além de outras de minha autoria feitas em diferentes datas. Transformo-as através de impressões caseiras ou transferência de imagem em papéis com características diversas como transparência, textura e gramatura que me auxiliam na representação do tempo e suas camadas. 

Memoriar (por M2) foi criado por ocasião do convite a participar da exposição coletiva 1MULHERporM2 que itinerou por varias cidades de São Paulo em 2019.

 

Marcia Gadioli